Publicado em 11/05/2021

Entre vales sinuosos e ladeiras de pedra, onde a memória vibra nos sinos das igrejas e nas cicatrizes da escravização, nasceu o NAS Inconfidentes. Nessa região marcada pela mineração e por séculos de luta, a atuação de assistentes sociais encontrou terreno fértil para se articular e resistir.
A primeira reunião do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) de Mariana e Região, nome dado à época, acontecia em 3 de fevereiro de 2013. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as orientações para vincular o coletivo ao CRESS-MG e foram apresentadas, também, competências, atribuições e responsabilidades dos NAS.
Nesse mesmo dia, foi eleita a primeira comissão gestora do NAS, sendo os representantes: Elaine de Souza Nascimento; Ricardo Fernando Gregório (in memoriam) e Bruno Sérgio de Souza Siqueira. Em 2019, o grupo passou a se chamar NAS Inconfidentes, a fim de abranger, no nome e em suas ações, outros municípios locais.
Mineração e atuação profissional
Dentre os elementos que motivaram a criação do NAS, destacam-se os anseios de fortalecer e engajar a categoria profissional rumo às reivindicações de luta por melhores condições de trabalho, a garantia de formação continuada, a discussão ampla a respeito das políticas públicas nas esferas municipais, estadual e federal e a possibilidade de diálogo entre profissionais da região.
No território onde estão os municípios integrantes do NAS, a mineração provoca impactos socioeconômicos na população local e que incidem na atuação profissional. Em 2015, por exemplo, o rompimento da barragem de uma mineradora local afetou as instâncias sociais, institucionais e econômicas e o Serviço Social teve um papel crucial para viabilizar direitos à população afetada.
Desde então, o NAS promoveu inúmeras ações junto a gestoras e gestores locais, principalmente das áreas da Saúde e da Assistência Social, com o objetivo de sensibilizá-los para os desafios enfrentados pela categoria. Entre os principais problemas levantados pelas assistentes sociais, destacam-se a ausência de qualificações, a nomeação excessiva de cargos de confiança e a interferência política nos serviços.
Outros pontos relevantes são a defasagem nas equipes, com demissões e terceirizações sem reposição, a falta de entendimento técnico por parte da gestão sobre as políticas públicas, a escassez de recursos materiais e tecnológicos, os baixos salários e o desconhecimento, por parte da população e até mesmo de algumas profissionais, sobre o papel do Serviço Social.
Reuniões Mensais
Durante a pandemia de Covid-19, as reuniões seguiram no formato remoto e a partir de 2023, se tornaram híbridos. Em 22 de abril de 2024, foi eleita a atual comissão gestora, composta por Rita de Cássia Mendes da Silva (coordenadora local), Ana Caroline Silva (secretária) e Weslley Wallace Rodrigues (comunicador).
Desde então, o NAS Inconfidentes tem fortalecido parcerias com o curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), promovendo fóruns de estágio, debates sobre a luta anticapacitista, como formações sobre o fazer profissional e oficinas sobre elaboração de documentos técnicos.
Mesmo diante de momentos de baixa adesão e da dificuldade de liberação das e dos profissionais para participarem das atividades durante o horário de trabalho, o NAS se mantém firme. Entre montanhas, ferro e memória, o NAS Inconfidentes segue firme em sua travessia: unindo vozes, enfrentando retrocessos e reafirmando o projeto ético-político do Serviço Social.
Municípios da área de abrangência
Acaiaca, Barão de Cocais, Barra Longa, Catas Altas, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara.
Entre em contato
E-mail: [email protected]
Coordenação: Rita de Cássia Mendes da Silva (CRESS-MG 13.157).
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h