Publicado em 26/06/2026
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) publicou o edital para submissão de artigos que irão compor a 16ª edição da Revista Conexão Geraes, prevista para ser publicada até o fim de 2026. Assistentes sociais com registro ativo no CRESS-MG poderão encaminhar seus trabalhos entre os dias 25 de junho e 24 de agosto de 2026.
Criada em 2012, a Revista Conexão Geraes tem como objetivo estimular, valorizar e dar visibilidade à produção teórica e científica de assistentes sociais em Minas Gerais. Embora o CRESS-MG tenha como atribuições legais a orientação e a fiscalização do exercício profissional, a publicação reafirma também o compromisso do Conselho com o fortalecimento da produção de conhecimento, contribuindo para a qualificação profissional, a sistematização do exercício profissional e a valorização do Serviço Social perante a sociedade.
Desde a edição de 2021, a Revista passou a receber artigos submetidos pela própria categoria, por meio de edital público. Os quinze trabalhos aprovados com maior pontuação integrarão a edição anual da publicação, após avaliação realizada por uma comissão de pareceristas.
Podem participar assistentes sociais com registro profissional ativo no CRESS-MG e em dia com suas obrigações junto ao Conselho. Estudantes de Serviço Social também poderão submeter trabalhos, desde que em coautoria com assistentes sociais que atendam aos critérios estabelecidos no edital. Cada artigo poderá ter até cinco autoras e autores.
Tema da edição 2026
Os artigos deverão abordar o tema “Experiências e possibilidades do trabalho de assistentes sociais na atualidade”.
A ementa contempla reflexões sobre a questão social e suas múltiplas expressões no cotidiano do trabalho de assistentes sociais; as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional; os desafios e as possibilidades para a formação e o trabalho profissional na contemporaneidade; e experiências concretas do exercício profissional mediadas pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Como submeter o artigo
Os trabalhos deverão ter entre 12 e 18 laudas, seguir as normas de formatação previstas no edital e ser enviados em duas versões: uma identificada e outra anônima.
A submissão será realizada exclusivamente pela plataforma Serviços On-line do CRESS-MG, acessível apenas a assistentes sociais com registro profissional ativo no Conselho.
Ao acessar a plataforma, basta selecionar a opção “Submissão de Artigos para a Revista Conexão Geraes”.
Em caso de dúvidas sobre o acesso ao sistema, as orientações estão disponíveis no passo a passo publicado pelo CRESS-MG ou podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]. Dúvidas relacionadas ao edital deverão ser encaminhadas para [email protected], que terá prazo de até dois dias úteis para resposta.
Fique por dentro do cronograma!
25 de junho: Publicação do edital
25 de junho a 24 de agosto de 2026: Período de submissão dos artigos
26 de agosto a 26 de outubro de 2026: Avaliação dos artigos pela Comissão Avaliadora
Até 31 de dezembro de 2026: Publicação da 16ª edição da Revista Conexão Geraes
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h