‘CFESS Manifesta’ na COP30: erguemos nossas vozes com a vida, junto com os povos

Publicado em 01/12/2025

Clique e acesse a publicação 

O CFESS compreende ser essencial que esse debate envolva e dê voz a povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, populações periféricas e trabalhadores e trabalhadoras que lutam por direitos. Por esse motivo, a nova edição do ‘CFESS Manifesta’ tem como objetivo principal dar visibilidade a esses assuntos e às lutas que atravessam os territórios.  

No cotidiano, a sociedade já presencia as consequências da crise climática: desastres, perda de moradia, falta de água, migrações forçadas e outras violações de direitos que atingem principalmente as regiões mais pobres e marginalizadas. Por isso, discutir clima não é apenas falar de meio ambiente, mas também de desigualdade, racismo ambiental e políticas públicas. 

A assistente social e conselheira do CFESS Adriana Dutra destaca que, para o Serviço Social, a realização do evento na Amazônia é um chamado à reafirmação do compromisso ético-político com os direitos humanos e com a justiça social e ambiental, reconhecendo que não há justiça climática desvinculada do direito à terra, à cidade, à moradia e de uma forma de sociabilidade que pressuponha uma relação com a natureza baseada no cuidado e não na exploração.  

“A atuação profissional demanda o fortalecimento das lutas por direitos sociais e a construção de respostas coletivas e emancipatórias diante da crise ambiental que marca o nosso tempo”, ressalta Adriana.”.  

Reforma Urbana em pauta  

O Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), coletivo do qual o CFESS faz parte, produziu uma Carta Aberta com o tema “Rumo a um mutirão global: não há justiça climática sem o direito à cidade!”. O documento, que será distribuído durante a COP30, afirma que “ao nos reunirmos em Belém do Pará para a COP30, somos chamados a nos unir a um mutirão global para abordar e reverter os impactos das mudanças climáticas e suas causas subjacentes inter-relacionadas, por meio do combate às desigualdades estruturais entre e dentro dos países, incluindo questões de gênero, raça e etnia”.
 
Acesse aqui a Carta do FNRU 

Esse debate é recorrente no Conjunto CFESS-CRESS, como destacou no Dia da(o) Assistente Social de 2025: “Justiça ambiental se faz com participação e luta coletiva”, reforçando a importância de ouvir e caminhar junto com os povos e comunidades que 

defendem seus territórios e modos de vida. A live realizada nesta data também está disponível no canal do YouTube oficial do CFESS e pode ser acessada aqui. 

Clique e acesse o CFESS Manifesta especial da COP30. 

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h