CRESS-MG apresenta ações e dados de 2025, em Assembleia, e categoria vota reajuste da Anuidade 2026

Publicado em 23/10/2025

Na última sexta-feira, 17 de outubro, assistentes sociais de diferentes partes de Minas Gerais se reuniram na Sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte, para participar da 6ª Assembleia Geral Ordinária da atual gestão (2023-26). A atividade, conduzida pelo presidente do Conselho, Cláudio Horst, foi um importante espaço de diálogo sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano e para votar temas fundamentais à categoria, como o valor do reajuste da anuidade para 2026.

A prestação de contas trouxe as principais ações realizadas em 2025, os dados de orientação e fiscalização profissional, além do plano de metas e da proposta orçamentária para 2026. Também foram repassadas as deliberações do 52º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em Campo Grande (MS), em setembro, e definidos os nomes que comporão a Comissão Regional Eleitoral (CRE), responsável por conduzir o processo das próximas eleições do Conjunto.

Confira aqui, a apresentação didática da Prestação de Contas 2025.

2026 é ano de Eleições CFESS-CRESS

A presidenta eleita para o CRE, Carla Alexandra Pereira, ex-CFESS e primeira diretora da Seccional Montes Claros nos anos 2010, reforçou a relevância desse momento democrático de uma das instituições que representam o Serviço Social brasileiro e pontuou ainda, a importância de acessar os Serviços Online e manter os dados atualizados a fim de estar apta e apto a votar, no próximo ano.

“Agradeço a indicação e a aprovação da composição dessa Comissão. As eleições são fundamentais para o CFESS-CRESS e para o processo democrático de escolha das direções das nossas entidades profissionais. A partir deste momento, todas e todos têm o compromisso com a atualização de seus dados pessoais, como endereço, e-mail e telefone”, afirmou Carla.

Embora não seja obrigatório, em tempos de retrocessos nas instituições que representam a sociedade, as profissões, entre outras, é fundamental  votar nas eleições do CFESS e dos CRESS do Brasil. Entenda melhor o porquê votar e o histórico dessas eleições do Conjunto, no breve artigo da presidenta do CFESS, Kelly Melatti, publicado no Boletim Conexão Geraes, “Votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS também é defender a democracia”.

Reajuste de 2% na anuidade e o fim do boleto impresso

A anuidade é um tributo previsto no artigo 149 da Constituição Federal, de pagamento obrigatório, e que tem como objetivo principal viabilizar a fiscalização e a orientação do exercício profissional das e dos assistentes sociais, registrar a categoria e julgar possíveis condutas irregulares. Os recursos arrecadados mantêm o CRESS-MG em pleno funcionamento, garantindo, ainda:

O pagamento da equipe de profissionais que atua na Sede e Seccionais; a realização de ações de fiscalização e orientação profissional; a promoção de eventos, cursos e formações gratuitas; a produção de materiais impressos e digitais que qualificam o debate profissional e o apoio a movimentos sociais na defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade.

Após a apresentação do relatório financeiro, das propostas da gestão e das inúmeras ações realizadas entre janeiro e setembro, as e os profissionais presentes aprovaram, por votação, o reajuste de 2% na anuidade. Assim, o valor integral da taxa para o exercício de 2026 será de R$ 676,82, com desconto de até 15% para pagamento até fevereiro, ou possibilidade de parcelar em até 10 vezes sem juros.

Além disso, foi lembrado que, pela primeira vez, no ano que vem, o boleto não será enviado em formato impresso para a casa das e dos assistentes sociais. Assim, a partir de agora, a categoria deverá emitir o documento diretamente pelo site do CRESS-MG, na aba Serviços On-line.

Em quais situações, não preciso pagar a anuidade?

Quem não está atuando como assistente social pode solicitar o cancelamento do registro profissional sempre até o último dia de cada ano, ou seja, neste caso 31 de dezembro de 2025, evitando, assim, que seja gerada a anuidade de 2026.

O pedido é feito sem taxa, pelo site do CRESS-MG, e só é acatado caso a pessoa não esteja respondendo a processo ético e/ou disciplinar. O deferimento leva alguns dias, mas passa a valer a partir da data do pedido.

Caso volte a atuar, é possível reinscrever-se no Conselho, pagando a taxa de inscrição e a anuidade proporcional ao período restante do ano.

Isenção da anuidade

Outra opção para não pagar a taxa é a isenção do pagamento da anuidade, concedida a assistentes sociais inscritas ou que forem se inscrever e que comprovem:

  • Ter idade igual ou superior a 60 anos (neste caso, a isenção é automática no ano em que a pessoa completa esta idade);

  • Ter suspenso o exercício profissional no país por missão ou mudança temporária para o exterior;

  • Ter sido acometida/o por doença crônico-degenerativa ou incapacitante por mais de seis meses;

  • Estar em privação de liberdade determinada judicialmente.

Os pedidos podem ser feitos através dos nossos Serviços Online.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h