Elaboração de documentos técnicos no trabalho de assistentes sociais é tema de evento promovido pelo NAS Alfenas

Publicado em 20/10/2025

O Núcleo de Assistentes Sociais de Alfenas e Região (NAS Alfenas) vem transformando em ações o compromisso com o aprimoramento ético-político da categoria. No dia 4 de outubro, o coletivo realizou uma formação presencial sobre a elaboração de documentos técnicos no trabalho de assistentes sociais, conduzida por Maicom Marques.

A atividade foi aberta pela coordenadora do NAS, Leidilaine Lourenço, que ressaltou a importância do tema e apresentou o palestrante. Conselheiro do CRESS-MG, Maicom também é mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG, coordenador do curso de Serviço Social da Uemg Divinópolis e assistente social do CAPSij Cidah Viana.

Questão social em movimento

Durante o encontro, Maicom destacou as leis e resoluções que fundamentam a atuação de assistentes sociais, frisando a relevância da documentação técnica como instrumento de defesa de direitos e de registro ético da prática profissional. O profissional também abordou o sigilo das informações e a necessidade de estar em constante atualização teórica e crítica.

“A questão social está sempre em movimento e exige análise permanente da realidade. Além disso, documentar o trabalho da e do assistente social é uma forma de garantir direitos e valorizar o nosso exercício profissional e compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, enfatizou o palestrante, reforçando a importância da formação continuada e do compromisso ético no cotidiano do Serviço Social.

A discussão trouxe, ainda, o papel da instrumentalidade no exercício profissional e a intencionalidade na escolha de cada instrumento técnico. “A elaboração de documentos deve estar sempre orientada pela legislação e pelos princípios éticos da profissão. É fundamental que as orientações e registros sejam feitos de forma clara, garantindo o direito à informação e à transparência no atendimento”, pontuou.

Em um ambiente propício para troca de saberes, as e os participantes compartilharam dúvidas e experiências e saíram da atividade relatando mais vigor e ânimo para lidar com os desafios cotidianos. Para a coordenação, estes momentos evidenciam como é preciso manter espaços de formação e debate que conectem teoria e prática, permitindo que o Serviço Social seja cada vez mais valorizado.

NAS por Minas Gerais

Hoje temos 28 NAS ativos por todo o estado. Os NAS são espaços de organização coletiva de assistentes sociais, articulados com o CRESS-MG, que têm como objetivo fortalecer a profissão, ampliar o diálogo entre o Conselho e a categoria e fomentar debates sobre a realidade social e as condições de trabalho em cada território.

Veja onde se situam cada um desses grupos! 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h