O CRESS-MG não para quando o assunto é fortalecer a categoria de assistentes sociais

Publicado em 01/08/2025

O CRESS-MG não para quando o assunto é fortalecer a categoria de assistentes sociais. A seguir, você confere um apanhado dos principais dados entre janeiro e junho de 2025, nos Setores de Registro Profissional, de Orientação e Fiscalização, de Ética e Anuidades. Veja na versão de imagens ou, na sequência, a versão textual.

 

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

  • Rodas de conversa de orientação e fiscalização: 31
  • Profissionais participantes: 350
  • ART´s emitidas: 23
  • Atendimentos por e-mail: 338
  • Atendimentos por telefone: 565
  • Visitas de orientação e fiscalização a instituições/entidades: 275
  • Profissionais fiscalizadas/os: 492
  • Campos de Estágio fiscalizados: 289
  • Trabalhos educativos com Instituições de Ensino Superior: 9
  • Lacrações/deslacrações: 10
  • Editais de concursos e processos seletivos fiscalizados: 85

Destaques do Semestre

Em abril, nossas agentes fiscais participaram, em Recife, da “Formação sobre deficiência, acessibilidade e anticapacitismo para agentes fiscais do Conjunto CFESS-CRESS” e do 1º Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista. 

Em maio, compuseram a plenária do Fórum Municipal de Trabalhadores e Trabalhadoras do Suas de Betim (FMTSB) abordando o tema: “Fiscalização e o exercício profissional”.

Como ação preventiva, na área da Seccional Juiz de Fora, o Sofi organizou uma roda de conversa com assistentes sociais da Atenção Básica do município para refletir sobre a ética e o exercício profissional na Assistência Social.

Em junho, em parceria com a Unimontes, agentes fiscais da Seccional Montes Claros compuseram a prolífera mesa de debate sobre “Ética profissional e fiscalização no Serviço Social: muito além da punição”. 

Já a equipe da Seccional Uberlândia contribuiu para fortalecer a autoimagem da categoria,  alinhado ao projeto ético-político, em uma atividade sobre requisições indevidas com o NAS Unaí, também em junho.

ANUIDADES

Dados da Inadimplência

Quando um profissional fica inadimplente com o CRESS, uma série de ações são feitas para permitir que a dívida seja negociada, como mostram os dados a seguir.

  • Notificações emitidas: 3.882 (enviadas e re-enviadas) 
  • Profissionais notificadas/os: 3.583 
  • Renegociações realizadas: 3.264
  • Renegociações já quitadas: 886
  • Cobrança via cartório (títulos de Dívida Ativa para protesto): 1.842
  • Profissionais lançados em Dívida Ativa: 1.632
  • Profissionais com inscrição ativa em situação de inadimplência: 5.685

Por que pagar a anuidade?

A anuidade é um tributo previsto no artigo 149 da Constituição Federal, de pagamento obrigatório, e que permite as muitas ações do Conselho, como as de orientação e fiscalização, a oferta de cursos para qualificar a categoria, e tudo isso com um objetivo em comum: fortalecer o Serviço Social e fazer com que seja uma profissão reconhecida e valorizada. 

ÉTICA

Dados da Ética

A Comissão Permanente de Ética (CPE) visa garantir o cumprimento do Código de Ética da Profissão. É aqui que se analisam as denúncias éticas por violação relacionadas ao exercício profissional de assistentes sociais e também se promovem debates acerca da ética profissional. 

  • Denúncias protocoladas: 14
  • Processos arquivados: 5
  • Processos instaurados: 10
  • Julgamentos realizados: 2
  • Oitivas realizadas (Ético e Desagravo): 39
  • Penalidades aplicadas: 0
  • Processos de Desagravo Público: 3
  • Processos com Recurso enviados para o CFESS: 1
  • Cancelamento/desativação do registro: 576
  • Transferência para outro Estado: 47
  • Reinscrição/reativação do registro Profissional: 313

SERVIÇOS ON-LINE e ADMINISTRATIVO

Já faz tempo que você, assistente social, pode dar entrada e acompanhar seus processos de registro através da plataforma Serviços On-line. Ali também é espaço para emitir boletos, se inscrever em nossos cursos e muito mais! Já acessou?

  • Acessos de profissionais: 75.156
  • Boletos impressos: 19.182
  • Pré-cadastro: 1.240
  • Alteração cadastro: 1.167
  • Pagamentos por cartão de crédito: 3.526
  • Declarações e Certidões baixadas: 6.832

Administrativo

O robusto e complexo Setor Administrativo dialoga com todos os demais setores e está nos bastidores de praticamente todas as ações do CRESS. Aqui, alguns dos destaques do semestre.

  • Modernização de processos.
  • Melhoria no atendimento à categoria, como treinamentos em equipes e ampliação de canais de atendimento.
  • Gestão de infraestrutura: reformas, manutenção de Sede e Seccionais.
  • Implementação de novas diretrizes administrativas, como adequação a normas de transparência e governança pública.
  • Parcerias institucionais para otimização de processos administrativos.
  • Apoio logístico e operacional, viabilizando as visitas de fiscalização.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

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SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h