Publicado em 16/07/2025

Com o objetivo de fortalecer a luta coletiva da categoria diante da precarização das políticas públicas e das condições de trabalho, assistentes sociais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se reuniram no dia 3 de julho para debater e definir a gestão que estará a frente do Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) do município, pelos próximos dois anos.
O encontro se deu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais e os apontamentos das pessoas presentes, giraram em torno da necessidade de se reorganizar para fortalecer os espaços de lutas do Serviço Social. A pauta central foi a crescente precarização das políticas públicas e das condições de trabalho das e dos próprios assistentes sociais nos diversos espaços de atuação como saúde, assistência social, educação etc.
Nesse sentido, avaliou-se a importância de retomar as atividades do NAS Uberlândia para enfrentar esses dilemas, deliberando por recompor o coletivo com atuação exclusivamente local. A decisão foi construída de forma democrática e com base na escuta de profissionais presentes, reafirmando o compromisso com os princípios do projeto ético-político do Serviço Social.
“Sonho meu, luta nossa”
A nova gestão intitulada “Sonho meu, luta nossa” reafirma o alinhamento com as bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS e da Abepss, sustentando uma leitura crítica da realidade social e da atuação profissional a partir de uma perspectiva materialista histórica. Para o grupo, é fundamental que o NAS seja um espaço autônomo e crítico, capaz de romper tanto as barreiras físicas quanto ideológicas dos locais de trabalho.
“Aprende-se, desde o início, que as soluções individuais não são saídas, mas sim adequações que, em definitivo, não resolvem nem os problemas pessoais mais imediatos, menos ainda os problemas históricos e sociais mais graves da nossa categoria. Nossa saída é coletiva, construída na base e a partir do acúmulo da categoria”, apontou a nova coordenação.
Ainda segundo o grupo, participar de uma gestão implica assumir autonomia e uma postura crítica em relação ao ambiente de atuação imediata e seus diversos mecanismos. “A primeira fronteira que se rompe é a da conformidade com os espaços físicos de trabalho. Mais profundamente, as fronteiras ideológicas também são rompidas, dissipando muitos preconceitos de cunho ‘pequeno-burguês”, aponta.
E diante dessa compreensão, as e os assistentes sociais abaixo se colocaram à disposição para assumir a gestão do NAS de Uberlândia para o período 2025/2026, assumindo a responsabilidade de coordenar as ações do Núcleo, mobilizar a categoria e garantir a continuidade das reflexões e intervenções políticas.
Gestão NAS Uberlândia 2025/2026 – “Sonho meu, luta nossa”
Coordenadora Local: Gerusa Emília da Silva Lima
Secretária: Cheliman Alves Rodrigues
Comunicador: Wanderson Carneiro Magalhães
A recomposição do NAS de Uberlândia, segundo maior município de Minas Gerais, representa um importante passo na organização coletiva das e dos assistentes sociais locais, e reafirma a potência dos NAS como espaços de articulação, resistência e defesa intransigente dos direitos da população usuária e da profissão.
Entre em contato com [email protected] para ficar por dentro das próximas reuniões mensais.
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h