Retrospectiva 2025: veja o que fizemos este ano!

Publicado em 30/12/2025

O CRESS Minas tem se consolidado como uma instituição que promove cursos gratuitos e de alta qualidade para assistentes sociais no estado. Além de ser responsável por registrar novas e novos profissionais, de orientar e fiscalizar o exercício profissional e, ainda, de atuar como tribunal de ética, julgando possíveis condutas irregulares da categoria, o Conselho assume esse papel formativo, a fim de contribuir para um Serviço Social mais crítico e valorizado pela sociedade.

Estas atividades de educação permanente são, sem dúvida, um dos marcos de 2025: seis ofertados ao longo do ano, contemplando centenas de profissionais que agora contam com mais conhecimento sobre assuntos como ética, antirracismo, o trabalho na Educação Básica e Sistema Prisional. Os módulos, em sua maioria online, são ministrados por assistentes sociais de referência no Serviço Social, proporcionando reflexões com destacado rigor técnico e analítico.

Após a realização, estes cursos ficam disponíveis para o público geral, no Youtube, permitindo que qualquer profissional se aprimore através dos conteúdos. Como fruto dessas ações de formação continuada, foi produzido e enviado para mais de 20 mil profissionais, este fim de ano, o livro A Ética no Cotidiano do Trabalho de Assistentes Sociais. A obra traz contribuições de autoras e autores comprometidos com a profissão e reforça fundamentos teóricos, valores éticos, princípios e possibilidades no exercício profissional.

Comodidade para a categoria

Com mais de 108 mil acessos e 31 mil boletos emitidos de janeiro a setembro, a plataforma Serviços Online tem garantido agilidade e transparência no atendimento à categoria, já que por lá, a própria ou próprio profissional pode consultar sua situação e solicitar serviços sem precisar ligar, enviar e-mail ou vir pessoalmente às sedes. Por falar em cobranças, o Setor de Anuidades manteve políticas de negociação acessíveis, ações de recobrança educativas e atualização cadastral, facilitando com que a categoria fique em dia com as obrigações financeiras.

E pensando nas funções centrais do Conselho, nestes nove meses, o Setor de Registro recebeu 1.201 novas inscrições, já o Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi) visitou 664 assistentes sociais e fez 1.631 atendimentos por e-mail e telefone. Iniciativas recentes, como o CRESS-MG Esteve Aqui, que exibe semanalmente fotos e relatos das visitas, têm dado visibilidade ao trabalho feito pela equipe de agentes fiscais pelos quatro cantos de Minas Gerais. Já no Setor de Ética, foram protocoladas 27 denúncias sobre possíveis violações éticas por parte de assistentes sociais.

Pra lá da capital

Os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), somando, hoje, 28 grupos ativos por todo o estado, são espaços de mobilização regional. Em 2025, as ações dos NAS abordaram temas como questões de gênero, justiça ambiental e desafios ético-políticos da prática profissional, evidenciando o compromisso das e dos profissionais com o Serviço Social e trazendo para as atividades, as especificidades de cada canto desse imenso e diverso território mineiro.

Já as rodas de conversa e reuniões abertas das comissões políticas, todas no formato online e voltadas para a categoria, também têm permitido essa aproximação com as pautas propostas pelo Conjunto CFESS-CRESS. Este ano foram 3.775 participações em 18 eventos. Também com o intuito de apresentar o Conselho para a categoria, o Projeto Travessia dialoga com estudantes de Serviço Social para que desde já entendam o papel da instituição. Em 2025, visitamos mais de 15 cursos.

Outro marco não só do ano, como da história do CRESS-MG, foi a inauguração, em sua sede, em Belo Horizonte, de um espaço repleto de significado: o Auditório Simone Albuquerque. A solenidade foi marcada por depoimentos, memórias e o compromisso com uma profissão voltada à justiça social, à acessibilidade e à construção coletiva.

Adquirido pelo Conselho, o espaço próprio é uma conquista de toda a categoria de assistentes sociais do estado, uma vez que já está sendo palco de reuniões, debates e demais eventos que contribuem para um fazer profissional crítico e alinhado ao projeto de sociedade que o Serviço Social tanto defende. O auditório leva o nome de Simone Aparecida Albuquerque, assistente social mineira, falecida em outubro de 2023, cuja trajetória profissional contribuiu para a implantação da política de Assistência Social em todo o país. Pessoa com deficiência que fazia uso de cadeira de rodas, a acessibilidade também era sua luta.

Já como ação política, um dos destaques foi o empenho da gestão na implementação da Lei 13.935/19 – que prevê assistentes sociais e psicólogas na educação básica municipal, por meio da participação em reuniões com parlamentares e poder executivo tanto em Belo Horizonte, como em outros municípios. Matérias para dar visibilidade à relevância dos conselhos de direito e o papel da categoria nesses espaços foi outro destaque, assim como as articulações em defesa da nomeação de assistentes sociais aprovadas e aprovados no concurso de 2022, do TJMG.⠀

A seguir, você vai poder conferir com mais detalhes os destaques, em números, do que a gestão e a equipe de trabalho do CRESS Minas realizou de janeiro a setembro de 2025. O próximo ano traz eleições presidenciais e também a escolha das novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS, em votação on-line. A participação da categoria será essencial para fortalecer a democracia e reafirmar os valores que sustentam o nosso projeto ético-político. O voto consciente será um ato de responsabilidade não só para o país, como para o Serviço Social brasileiro. 

Desejamos que entre os enfrentamentos cotidianos, cada uma e cada um de vocês, assistentes sociais, encontrem tempo para recobrar o fôlego e seguir com saúde, compromisso ético e alegria a lida da vida, que como lembra Guimarães Rosa, “o que quer da gente coragem”! Feliz 2026!

Os dados completos, você confere neste informativo que será enviado para a casa das e dos assistentes sociais junto do planner e do livro!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h