Assistente social vota com princípios!

Publicado em 02/10/2026

 

Às vésperas de mais um momento decisivo na história do país, o CFESS divulga um manifesto para reforçar: assistente social vota com princípios!

Leia o documento completo!

Nossa profissão tem um Código de Ética que aponta para defesa de uma sociedade livre da opressão e exploração; que reafirma que assistentes sociais são classe trabalhadora; que reforça o nosso compromisso com as liberdades democráticas, defesa de direitos, políticas públicas; que aponta a democracia e cidadania para além da participação política!

Estamos em diferentes espaços de serviços e políticas públicas, cotidianamente na defesa de direitos e luta para ampliação do acesso e dignidade para as pessoas atendidas. O voto expressa posição diante da sociedade que queremos construir e é uma responsabilidade coletiva: a defesa da democracia, dos direitos e de um projeto de sociedade comprometido com a vida, com a dignidade humana e com a superação das desigualdades.

Nas últimas décadas, a afirmação do projeto profissional do Serviço Social tem convocado assistentes sociais a se posicionarem em momentos cruciais da história do Brasil – contra a ditadura militar, pelas “Diretas Já”, contra a retirada de direitos, pela vacinação na pandemia, e muitos outros!

Somos classe trabalhadora e temos compromisso com a população usuária das políticas sociais, para quem direcionamos nosso trabalho todos os dias, na defesa de equidade e luta pela justiça social, os direitos humanos, a universalidade de acesso às políticas sociais e a qualidade dos serviços que prestamos!

O exercício político é um direito de todas as pessoas. O voto é um instrumento de participação, memória e defesa de direitos para a classe trabalhadora.

Com nosso Código de Ética em mente e coração, vamos às urnas enfrentar projetos autoritários e conservadores e marcar nossa posição, seguindo nessa estrada alicerçada pelo compromisso com a defesa dos direitos sociais, da diversidade humana, da soberania nacional e da democracia!…assistentes sociais, somos mulheres, negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiências.

Leia o CFESS Manifesta sobre as Eleições!

E tem mais! Confira dois textos divulgados na imprensa sobre eleições e democracia, que contaram com contribuição das conselheiras do CFESS Juliana Fiuza e Milena Barroso!

As vitórias da democracia no Brasil (Site Gama)

Maioria nas urnas, minoria no poder: voto das mulheres enfrenta a misoginia, violência e o avanço conservador (Mangue Jornalismo)

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h