Em 2026, as visitas para orientar e fiscalizar o trabalho das e dos profissionais terão como foco, assistentes sociais de municípios que não recebem o CRESS há pelo menos cinco anos

Publicado em 22/01/2026

Imagina dar uma volta e meia ao redor do planeta. A quilometragem dessa travessia foi a mesma feita, em 2025, pela equipe de agentes fiscais do CRESS Minas para cumprir a tarefa de orientar e fiscalizar assistentes sociais de todo o estado. Só no ano passado, mais de 500 profissionais receberam nossa visita e puderam se atualizar sobre as principais normativas que orientam o trabalho em Serviço Social.

Com o objetivo de orientar a categoria e prevenir possíveis condutas irregulares, as ações do Setor de Orientação e Fiscalização (Sofi) são uma das principais funções do Conselho, viabilizadas com os recursos da anuidade. É por meio dessas visitas que se identifica também, quando o local de trabalho não oferece condições adequadas para a atuação, e, assim, o empregador é notificado para fazer as devidas melhorias.

Exercício profissional no centro do debate

Todo ano são definidas áreas com prioridade para receber as visitas, deferidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) e aprovadas na maior instância deliberativa da entidade, o Conselho Pleno. Em 2026, a ideia é priorizar municípios que não recebem o CRESS há pelo menos cinco anos. Até então, a Cofi – composta por assistentes sociais da gestão, da base e da equipe de trabalho – vinha priorizando áreas relacionadas a políticas sociais e a campos de atuação específicos.

Para 2026, o debate amadureceu e a escolha aponta a compreensão de que o eixo central da atuação de um conselho deve ser o exercício profissional, independentemente do espaço sócio-ocupacional. O presidente do CRESS Minas, Cláudio Horst, avalia que essa definição expressa uma disputa necessária de concepção sobre o papel da entidade.

“É comum que a categoria saiba falar com propriedade da política em que trabalha, mas muitas vezes tem dificuldade de falar do trabalho de assistentes sociais dentro dessa política. Quando a centralidade se desloca para a política social, o exercício profissional fica diluído. Recolocá-lo no centro é reafirmar o papel do Conselho e da profissão.”

O intuito da escolha pelos municípios 5+ é o de alcançar qualquer trabalhadora e trabalhador, independente do espaço sócio-ocupacional. A iniciativa busca aproximar o CRESS de um coletivo mais amplo e mais diverso da categoria, além de ser uma forma de o Conselho chegar onde não chegava e de dialogar com profissionais que, muitas vezes, nunca receberam uma visita de orientação e fiscalização.

Planejamento, diálogo e caráter pedagógico

Ao longo de janeiro e fevereiro, o Sofi realiza um planejamento detalhado, cruzando dados institucionais, histórico de visitas, logística de deslocamento e articulação entre Sede e Seccionais, para traçar os próximos passos. As rotas são organizadas por proximidade geográfica, buscando otimizar recursos e garantir a qualidade das atividades, como aponta Denise Cunha, coordenadora do setor.

“As ações de orientação e fiscalização também envolvem análise da realidade encontrada, indicação de fluxos, organização do trabalho e planejamento para o exercício seguinte. Tudo isso é feito a partir do diálogo com as assistentes sociais, considerando as condições concretas de trabalho e reafirmando o caráter educativo e pedagógico dessas ações.”

Denise informa, ainda, que a equipe de agentes fiscais finalizará, nos próximos meses, as visitas de orientação e fiscalização previstas para assistentes sociais que atuam no Sistema Prisional, uma das áreas prioritárias de 2025 e que devido a sua complexidade, não foi encerrada no ano passado. Mais do que uma ação de fiscalização, esses momentos são oportunidades de escuta, troca, conhecimento, aprendizado e fortalecimento do Serviço Social em todo o estado.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h