Experiências que inspiram: Núcleos de Assistentes Sociais de Minas mostram a força das ações coletivas

Publicado em 25/11/2025

Quando um grupo de assistentes sociais consegue transformar indignação por melhores condições de trabalho em mobilização e envolver a categoria profissional tanto para reivindicar melhores condições de trabalho, como para promover ações para qualificar a atuação, é preciso dar visibilidade ao feito.

Em meio a desafios cotidianos do Serviço Social, experiências dos quatro cantos de Minas Gerais se destacaram em 2025 como exemplos de organização, criatividade e compromisso coletivo. As iniciativas foram apresentadas no 16º Encontro Estadual dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), realizado pela Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), na sede do CRESS-MG, em Belo Horizonte.

O evento reuniu representantes de vinte e quatro dos vinte e oito NAS ativos e se iniciou com a mesa “Serviço Social, conjuntura e organização coletiva: desafios da profissão na luta de classes”, apresentada por Claudio Horst, assistente social, professor do curso de Serviço Social da Ufop, pós-doutorando em Serviço Social (Uerj) e atual presidente do Conselho.

Experiências Inspiradoras

De Pedro Leopoldo a Juiz de Fora, do Vale do Jequitinhonha ao Sudoeste Mineiro, as histórias a seguir mostram que, mesmo diante de limitações, é possível construir caminhos para que a categoria se fortaleça e o Serviço Social seja cada vez mais valorizado nos municípios. As experiências mais destacadas foram votadas pelos próprios Núcleos de cada uma das quatro áreas de abrangência do CRESS Minas.

Ações em rede para alcançar mais profissionais
NAS Juiz de Fora / Seccional Juiz de Fora

Quem participa de um Núcleos, sabe: agitar, incentivar e conscientizar a categoria para participar das atividades promovidas pelos NAS é sempre um desafio. Assim, uma das estratégias mais efetivas são as parcerias feitas com órgãos, movimentos sociais e quem mais puder somar forças em prol de um Serviço Social mais valorizado. E foi isso que o NAS Juiz de Fora, situado na Zona da Mata, fez para o Dia da e do Assistente Social deste ano.

Em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Núcleo promoveu um debate presencial com o mote do Conjunto CFESS-CRESS para a data: “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”. As convidadas foram Yolanda Guerra (UFRJ/UFJF), Mônica Grossi (UFJF) e Michelle Neves Capuchinho (MST/UFJF).

A parceria com a instituição de ensino local mais as convidadas que são referência na profissão e uma divulgação iniciada com dois meses de antecedência tiveram como resultado um público de cerca de 130 profissionais e estudantes da região. Um exemplo de experiência de sucesso para os NAS do estado!

Transformar indignação em conquista coletiva
NAS Sudoeste (Nassud) / Seccional Uberlândia

Em Alpinópolis, no Sudoeste Mineiro, a prefeitura publicou um edital de Processo Seletivo Simplificado, no início do ano, oferecendo remuneração de R$ 1.559,69 mensais. Diante dessa proposta inaceitável, o Nassud encaminhou notas de repúdio à prefeitura e mobilizou a categoria local para não se inscreverem no edital, em forma de protesto.

“Em resposta, a gestão municipal publicou um novo edital com as mesmas condições anteriores. A reação das e dos profissionais foi imediata, com novas ações que exigiam uma remuneração compatível com as atribuições do cargo, bem como a defesa por concursos públicos que garantissem vínculos estáveis e condições dignas de trabalho”, explicou a coordenadora do Núcleo, Karla Campos.

Como uma das estratégias, representantes do NAS ocuparam a Câmara Municipal, onde leram a Nota de Repúdio elaborada em parceria com o CRESS-MG e que alcançou 216 assinaturas de assistentes sociais. No dia 24 de julho, foi publicado o Edital de Concurso Público n° 01/2025, contemplando vagas para assistentes sociais e, finalmente, com a remuneração corrigida. Vitória da coletividade!

Descentralizar encontros e fortalecer laços
NAS Jequitiético / Seccional Montes Claros

Criado em 2010, o NAS Jequitiético, no Vale do Jequitinhonha, reúne profissionais de Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. Para dar conta de agitar assistentes sociais de tantos locais, os encontros são feitos cada vez em um município.

Consolidada desde a criação do NAS, a prática permite expandir a rede de contato e apoio entre a categoria, garante mais divulgação do grupo e das ações propostas, além de ampliar a participação de profissionais de todos os municípios que integram o NAS, envolvendo um número maior de assistentes sociais que, com a organização das atividades, passam a se sentir parte atuante do grupo.

“Na prática, a coordenação do NAS se articula com uma profissional de referência no município da vez, dialoga com a gestão municipal sobre o papel político do Núcleo e pede apoio em aspectos como local, alimentação e transporte, além de solicitar que liberem profissionais do setor público para participar da ação. O resultado é um NAS cada vez mais reconhecido como um espaço construção de identidade da categoria da região, e sobretudo de afeto entre  profissionais que compõe o NAS!”, pontua Viviane Ribeiro.

Construir coletivamente espaços de formação
NAS Pedro Leopoldo (Naspel)/ Sede

A fim de contribuir para a qualificação profissional e uma inserção mais ampla de assistentes sociais nas discussões de saúde pública, o NAS Pedro Leopoldo (Naspel), situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desenvolveu o primeiro curso voltado a profissionais do Serviço Social, em parceria com a Unidade Gestora de Trabalho e Educação em Saúde de Lagoa Santa (Unigetes).

A iniciativa, viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi fruto de muitos diálogos com a categoria e com outras instituições envolvidas e os resultados ampliaram a rede de apoio entre profissionais, além de terem melhorado a qualificação técnica, viabilizado maior integração entre municípios e fortalecido a identidade profissional.

A metodologia usada se deu por meio de mapeamento das demandas regionais das e dos profissionais, da realização de encontros itinerantes, do estabelecimento de parcerias estratégicas e de ações de formação continuada. Também foram indispensáveis o acompanhamento e a avaliação das ações por meio do retorno das e dos participantes. Inspirador, né?

O Encontro dos NAS é anual e além das mesas temáticas e de apresentação de casos de sucesso, há ainda momentos reservados para debates e trocas de experiências entre as e os participantes, com seus diferentes sotaques, especificidades regionais, mas um único desejo por um Serviço Social reconhecido!

Tem NAS perto de você? 

Área de abrangência da Sede (Belo Horizonte)
NAS Alfenas / NAS Alto Paraopeba / NAS IFMG / NAS Vertentes/São João del-Rei / NAS Vespasiano / NAS Sete Lagoas e Região / NAS Pedro Leopoldo / NAS Formiga / NAS MotivAção Guanhães / NAS Poços de Caldas / NAS Inconfidentes / NAS Prisional / NAS Esmeraldas

Área de abrangência da Seccional Uberlândia
NAS Sudoeste de Minas Gerais / NAS Uberlândia / NAS Unaí Rio Preto

Área de abrangência da Seccional Montes Claros
NAS Veredas/Brasília de Minas / NAS Diamante do Vale / NAS Januária/Carrancas / NAS Jequitiético / NAS Sertão/Pirapora / NAS Salinas e Região / NAS São João do Paraíso / NAS Serra Negra

Área de abrangência da Seccional Juiz de Fora
NAS Juiz de Fora / NAS Muriaé / NAS Ubá / NAS Viçosa

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h