Assistência Social em BH: Vote para eleger quem irá representar as trabalhadoras e trabalhadores do Suas no CMAS

Publicado em 24/10/2025

Em breve acontece, em Belo Horizonte, a eleição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para a escolha de quem irá representar a sociedade civil dentro da entidade.

Este é um espaço importante de controle social, ou seja, local em que a população e outras instituições podem influenciar e mesmo fiscalizar o que vem sendo feito quando o assunto é a política de Assistência Social.

Assim, é estratégico escolher representantes que irão defender os interesses das trabalhadoras e trabalhadores do Suas de acordo com, por exemplo, o Projeto Ético-Político do Serviço Social, profissão fundamental para essa área.

Para isso, o CRESS-MG sempre indica o nome de uma assistente social para ocupar a vaga reservada a ele, na categoria de trabalhadoras/es do Suas. Conheça, abaixo, mais sobre a nossa indicação e participe desse momento democrático!

Candidata pelo CRESS na vaga de “Trabalhadores do Suas”

Brenda dos Santos é analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em atuação no Serviço de Proteção Social Básica da Regional Centro-Sul. Integra, ainda, a coordenação do Fórum Municipal de Trabalhadoras do SUAS-BH (FMT-SUAS/BH) e o Coletivo de Trabalhadoras Negras do SUAS-BH.

“Minha principal motivação em disputar essa eleição é contribuir para qualificar e  aprimorar a política de Assistência Social em Belo Horizonte. Acredito que as melhorias – tanto na execução dos serviços socioassistenciais, quanto nas condições de trabalho das profissionais – se constroem na luta, e o controle social é uma instância potente para apontar os rumos dessa política pública”, afirma.

A candidata reforça que o Serviço Social é uma profissão de luta e que não se pode perder isso de vista. Destaca, ainda, que o controle social, por meio dos conselhos de direito, é uma maneira de pautar como a questão social se expressa na história e no cotidiano das famílias que são acompanhadas pela política e também nas condições em que assistentes sociais exercem seu trabalho.

“Participar desse processo é reafirmar o compromisso coletivo com a defesa dos direitos e com a consolidação da Assistência Social como política pública. Minha expectativa é levar ao CMAS-BH o olhar de quem atua diretamente na execução dos serviços socioassistenciais, fortalecendo a representação técnica e o diálogo entre quem faz a política acontecer e os espaços de deliberação e controle”, conclui.

Votação presencial

A eleição será no dia 13 de novembro, das 12h30 às 17h30, no próprio CMAS-BH, localizado na Rua Estrela do Sul, 156, Santa Tereza – BH.

Documentos necessários para votar: Documento oficial com fotografia – Comprovante de que é trabalhador do SUAS-BH (contracheque, declaração, contrato de trabalho, etc).

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h