CRESS-MG participa do lançamento do Plano de Erradicação da Miséria em Minas Gerais

Publicado em 28/07/2025

Militantes de vários movimentos sociais de Minas, estiveram presentes no evento.

Representando a categoria de assistentes sociais do estado, o CRESS-MG esteve presente no lançamento do Plano de Erradicação da Miséria em Minas Gerais, realizado na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, no dia 18 de julho, que teve a participação especial do deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy.

A iniciativa marca o início de uma ampla articulação para reconstruir o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM), que terá R$ 1 bilhão garantido no orçamento estadual para 2025. O recurso será usado para fortalecer Cras, Creas, cozinhas comunitárias e solidárias, programas de transferência de renda e ações de inclusão produtiva.

Na ocasião, parlamentares, entidades e movimentos sociais, como dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento de Atingidos por Barragem (MAB) debateram ações voltadas à superação da fome, da pobreza e das desigualdades, com foco em ampliar políticas públicas para populações em situação de vulnerabilidade social.

Presente no evento, a vice-presidenta do Conselho, Gláucia Batista, defende que a segurança alimentar e nutricional é direito humano constitucional e acredita ser fundamental que a discussão sobre erradicar a miséria esteja alinhada à valorização das políticas públicas e, portanto, do trabalho de assistentes sociais que atuam de forma estratégica no combate à fome e às desigualdades.

“Erradicar a miséria não é caridade: é responsabilidade, é obrigação do poder público. E nesse sentido, vale lembrar que nós assistentes sociais atuamos diretamente nas políticas públicas, nos territórios e nas ações integradas que lidam com a fome, com a pobreza e com as múltiplas expressões da desigualdade”.

No evento, também foi anunciada a criação do Fórum Técnico “Minas Sem Miséria”, espaço que reunirá especialistas e representantes da sociedade civil para contribuir com a elaboração do plano. Outro destaque foi a ausência de representação do governo estadual, como observou a deputada estadual Beatriz Cerqueira.

“É um passo importante para o povo mineiro e o governo do estado o deveria ter priorizado. As casas legislativas decidem a nossa vida. Então, se nós não as ocuparmos com as nossas vozes, muitas vezes com os nossos gritos, com as nossas dores e com as nossas faltas, será ocupada com outros interesses”, endossa.

Foram dezenas de representações dos quatro cantos de Minas Gerais a ocupar o local neste dia, para reforçar a urgência desse tema. O CRESS-MG acompanhará os desdobramentos dessa agenda, reafirmando sua defesa intransigente com os direitos humanos e com as políticas públicas para as populações em situação de vulnerabilidade.

 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]

R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h