Publicado em 17/07/2025
A precarização do trabalho e a desvalorização das políticas públicas seguem impondo desafios à atuação profissional de assistentes sociais. Para discutir duas expressivas formas de violação que atravessam o cotidiano da categoria, o CRESS-MG, por meio da Seccional Uberlândia e em parceria com o NAS Uberlândia, promoveu o debate “Assédio moral e requisições indevidas: enfrentamentos no cotidiano profissional das e dos assistentes sociais”.
O evento aconteceu no dia 30 de junho, e teve como pessoas convidadas, Denise Cunha, assistente social e assessora técnica do CRESS-MG, e o procurador do trabalho, Paulo Gonçalves Veloso. A diretora da Seccional, Lucila Zanelli, explica que a iniciativa surgiu a partir da escuta das demandas da categoria na região, especialmente através das reuniões do NAS Uberlândia, e ressaltou a complexidade do assédio moral frente ao atual contexto do trabalho.
“Com o cenário de precarização, flexibilização e desregulamentação do trabalho, está posto um grande desafio para o conjunto da classe trabalhadora, pois ele tensiona as disputas no mundo do trabalho, favorecendo práticas de assédio moral”, avalia. Ao mesmo tempo, ela reforça que “com mobilização e organização popular, temos alcançado marcos legais importantes que precisam ser defendidos, sem perdermos de vista a necessidade de fortalecimento coletivo para enfrentar essas questões”.
Sobre as requisições indevidas, a diretora chamou atenção para a necessidade de planejamento profissional como forma de resistência frente às investidas de descaracterização do Serviço Social enquanto profissão regulamentada pela Lei 8.662/1993 e regida pelo Código de Ética (1993). “A oportunidade do debate traz um fortalecimento da nossa apropriação do teor e o alcance das nossas normativas, para que tenhamos condições de acionar o CRESS de forma devida e assertiva, em casos de agravo contra a profissão e de violação das normativas.”
Veja quando e como entrar em contato com o CRESS-MG.
A relação entre os dois temas
Presente na atividade, a profissional Aline Vieira, que atua no Creas Idoso e Pessoa com Deficiência em Uberlândia, observa que “assistentes sociais estão sempre atravessados pela correlação de forças que é inerente a nossos espaços sócio-ocupacionais, mas há muitas situações em que se rompe o respeito e a ética necessária para a nossa atuação e atendimento digno à população usuária dos serviços”.
Além de trazer elementos para identificar o assédio moral, a atividade mostrou que ambas as situações abordadas estão associadas, pondera a assistente social. “É adoecedor e violento se manifestar sobre o não cumprimento dessas demandas, seja pela conduta que se distancia dos preceitos éticos da profissão e que adota práticas que reforçam o conservadorismo, a fiscalização e o controle dos indivíduos e famílias, seja pelo frágil vínculo empregatício ou por temer a exposição”.
A iniciativa incentivou reflexões sobre os mecanismos de controle do trabalho, muitas vezes camuflados nas relações profissionais, e reforçou a importância da formação continuada e da articulação com os espaços de organização da categoria e com os sistemas de justiça, e integra um conjunto de ações da Seccional Uberlândia voltadas à escuta qualificada, à formação política e ética da categoria e ao fortalecimento dos instrumentos de proteção e valorização profissional.
Fique atenta e atento ao site para as próximas atividades!
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h