Publicado em 16/07/2025
O CRESS-MG concluiu, neste mês, a segunda edição do curso “A Ética no Cotidiano do Trabalho de Assistentes Sociais”. A formação, realizada de março a julho de 2025, se consolidou como uma importante ação de educação permanente, com foco na qualificação crítica do exercício profissional.
Gratuito e on-line, o curso contou com nove encontros ao vivo, conduzidos por referências do Serviço Social brasileiro. A novidade deste ano foi a ampliação do público: além das e dos assistentes sociais com registro ativo em Minas Gerais, participaram integrantes de gestões e agentes fiscais de outros CRESS do país, fortalecendo os vínculos entre regionais e promovendo a troca de experiências.
O trabalho pensado de forma crítica
A iniciativa aprofundou temas essenciais à atuação profissional, como os reflexos da conjuntura conservadora, o enfrentamento de preconceitos, os desafios na produção de documentos e o respeito ao sigilo. Entre as facilitadoras e facilitadores, estiveram nomes como Maria Lúcia Barroco, Priscila Cardoso, Paula Bonfim, Cristina Brites, Claudio Horst, Silvana Mara, Maurílio Matos e Charles Toniolo.
Para a presidenta do CRESS-AC, Maria Tarcísia de Medeiros, participar da atividade permitiu ampliar o repertório político, ético e técnico para além da realidade local. “O curso evidenciou a importância de mantermos uma atuação comprometida com os direitos humanos, com a democracia e com a justiça social. Também nos permitiu refletir sobre as particularidades regionais e pensar estratégias contextualizadas de enfrentamento e incidência política”, destacou.
E para quem ainda não fez o curso, ela comenta:
“Se permitam viver essa experiência. É uma oportunidade de reafirmar nossa identidade profissional, trocar saberes e experiências, fortalecer vínculos e renovar as forças para enfrentar os desafios diários do exercício profissional, especialmente em contextos tão desiguais como os que vivemos”.
A formação contínua ou educação permanente, no caso do Serviço Social é, ainda segundo Maria, “um ato de resistência e de cuidado com a profissão e com as populações com as quais atuamos” e ainda deixa o convite “participem, se envolvam, compartilhem estas iniciativas. A nossa profissão se constrói também na coletividade”.
Corina Vidal, assistente social da atenção primária à saúde em Belo Horizonte e Betim e também suplente na atual gestão do CRESS-MG, ressaltou o cuidado da organização na escolha dos temas e da metodologia. “Todos os conteúdos são relevantes e dialogam com os desafios concretos da profissão. As aulas nos oferecem ferramentas críticas para enfrentar o avanço do neoliberalismo e do neoconservadorismo em nossos territórios.”
A praticidade do on-line, a gratuidade e, sobretudo, a excelência das aulas foram das razões que a motivaram a participar. “Em todos os encontros, é marcante a riqueza dos debates e o compromisso das e dos facilitadores com as defesas éticas da nossa profissão, além de permitir observar os desafios postos nos diversos campos de atuação da profissão, apontando estratégias de enfrentamento e possibilidades para o exercício profissional comprometido com o Código de Ética e com as nossas bandeiras de lutas”, avalia.
A atual gestão “Lutar quando é fácil ceder” (2023-26), como bem lembrou Corina, tem investido em formações acessíveis e de excelência para a categoria. Além disso, outras ações importantes e inéditas, como por exemplo, o Projeto Travessia, para estabelecer o primeiro contato de futuras e futuros assistentes sociais com o Conjunto CFESS-CRESS, revelam o empenho e o compromisso desta gestão com a educação permanente e com a formação ética dos e das assistentes sociais.
Debate na palma da mão e próximos cursos
Como parte do desdobramento da formação, o CRESS-MG lançará, em breve, uma publicação com os principais conteúdos debatidos ao longo do curso. O material será enviado gratuitamente para assistentes sociais com registro ativo em Minas Gerais.
Para que o livro chegue corretamente, é fundamental manter os dados atualizados nos Serviços Online do Conselho, especialmente o endereço residencial. Veja aqui se as suas informações estão em dia: https://cress-mg.implanta.net.
A proposta é seguir investindo em ações de educação permanente que dialoguem com as demandas da categoria. Ainda neste segundo semestre, novas formações já estão sendo planejadas. Fique atenta e atento aos canais de comunicação do CRESS-MG e não perca as próximas inscrições!
Vem aí!
Setembro
3ª Ed. do Curso de Educação Permanente: “O trabalho de Assistentes Sociais na Educação Básica”.
Outubro
1ª Ed. do Curso de Educação Permanente: “O Trabalho de Assistentes Sociais no Sistema Prisional”.
Novembro
1ª Ed. do Curso de Educação Permanente: “O enfrentamento ao Racismo no Trabalho de Assistentes Sociais”.
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h