Publicado em 11/06/2025
Já saiu a programação do 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que será realizado nos dias 3 a 7 de dezembro de 2025, no Centro de Eventos de Salvador (BA).
São quatro grandes conferências, dez plenárias simultâneas, seis rodas de conversa, lançamentos de livros, estandes de publicações, atividades culturais e apresentações de trabalhos em pôsteres durante todo o CBAS!
Confira a programação completa
A Conferência de abertura vai trazer o tema dos 50 anos do CBAS: histórias de resistência e luta por liberdade, com as professoras Marilda Vilela Iamamoto, Josiane Soares e Ivanete Boschetti.
Além dessa, o Congresso terá outras três grandes conferências: “Justiça Ambiental e Defesa da diversidade de povos e biomas: O Serviço Social e sua contribuição no debate da questão ambiental”, com João Pedro Stédile e Patrício Ribeiro (UFAM); “A unidade de exploração/opressão da sociedade capitalista e os atravessamentos no trabalho profissional de assistentes sociais”, com Cristiane Sabino, Maria Helena Elpídio e Verônica Ferreira; e, para encerrar o CBAS, a última conferência vai abordar “A polarização política no contexto mundial e na particularidade brasileira, o avanço do pensamento conservador e as respostas coletivas do Serviço Social em defesa da vida-liberdade ”, contando com a participação de Angela Abuk, Bia Abramides e Dinaman Tuxá.
As plenárias simultâneas, que permitem aprofundar no trabalho cotidiano, abordarão temáticas como: As tecnologias da informação e comunicação, plataformização das políticas de Seguridade Social e os impactos no trabalho; práticas familistas, a moralização e a criminalização da pobreza e as respostas profissionais de enfrentamento ao neoconservadorismo; a luta anticapacitista; Fundo Público e Seguridade Social: os rumos das lutas por direitos num contexto de retrocesso; A internacionalização das lutas da classe trabalhadora, o contexto geopolítico mundial e o Serviço Social nos países de língua portuguesa; O contexto do combate à tortura e o enfrentamento à lógica punitivista da sociabilidade capitalista; O trabalho da categoria no Suas, na Previdência Social, na Educação e no Sociojurídico.
Inscrições de trabalhos terminam em 15 de julho
O prazo para envio trabalhos termina no dia 15 de julho de 2025, às 23h59 (horário de Brasília)!
Este é o momento de compartilhar pesquisas, vivências e ideias que transformam! O CBAS é o palco onde assistentes sociais, estudantes e quem está na pesquisa e no ensino se encontram para fortalecer a profissão, debater desafios e construir um Serviço Social ainda mais comprometido com a justiça social!
Para a submissão, cada participante deverá estar com a inscrição efetuada, sendo possível inscrever até dois trabalhos, podendo ser individual e/ou coletivo.
As apresentações de trabalhos ocorrerão por meio de pôsteres durante todo o CBAS, com participação de comentaristas!
Somente pessoas devidamente inscritas poderão apresentar os trabalhos!
Confira as regras no site oficial, bem como os valores de inscrições!
Fonte: CFESS
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
R. Halfeld, 651. 10º andar, sala 1001. Centro. Juiz de Fora-MG. CEP 36010-002
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h