Publicado em 16/05/2025
O Curso Ética em Movimento, promovido em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de abril, reafirmou seu papel essencial na formação crítica das e dos assistentes sociais. A iniciativa surgiu há mais de duas décadas no Conjunto CFESS-CRESS, e é voltada à reflexão sobre os fundamentos que sustentam o exercício profissional do Serviço Social. Neste ano, o público-alvo foram profissionais que compõem as comissões temáticas do CRESS-MG, em especial as Comissões de Instrução.
O constante desafio de colocar fundamentos, valores e princípios do Código de Ética em prática, motivou a criação desse projeto. Desde então, a iniciativa forma, em Brasília (DF), assistentes sociais das gestões dos CRESS, que após uma semana de imersão em temas atuais relacionados à atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, assumem a tarefa de retornar a seus estados para multiplicar o conteúdo aprendido, se tornando “multiplicadoras”.
Para Maicom Marques, assistente social, professor da Uemg e conselheiro do CRESS-MG, que atuou como multiplicador da edição, o curso representa um momento decisivo para qualquer profissional da área. “Toda e todo assistente social deveria, em algum momento, passar por essa experiência. Ela nos reconecta às bases da nossa formação, aos valores que moldam nossa atuação e ao projeto ético-político que nos guia”, afirma.
Ética no dia a dia
As discussões foram conduzidas por assistentes sociais experientes, como o presidente do CRESS-MG e professor da Ufop, Claudio Horst, o próprio Maicom Marques, professor da Uemg – unidade Cláudio, e Denise Cunha, assessora em Serviço Social do Conselho, e abordaram história, trabalho profissional, direitos humanos e instrumentos processuais sempre através da perspectiva da ética.
Maicom, responsável pelo módulo sobre ética e direitos humanos, destaca que a atividade também cumpre um papel vital de reconexão coletiva: “As conquistas civilizatórias que tivemos foram fruto da luta coletiva. Ao reforçar isso, o curso aponta um caminho: a saída para as dificuldades do cotidiano profissional passa necessariamente pela coletividade”.
Segundo o profissional, a iniciativa provoca um verdadeiro impacto na vida das e dos participantes: “É um divisor de águas. As reflexões não apenas transformam a atuação no trabalho, mas também incidem na forma como nos posicionamos na vida. O Serviço Social, para além de um projeto profissional, adensa-se a algo maior que a nossa profissão; a um projeto de sociedade, visando uma nova ordem societária, uma nova sociabilidade”.
Tendo em vista, também, que há profissionais que se alinham a projetos políticos e de sociedade que contradizem o próprio projeto defendido pelo Serviço Social, o Curso Ética em Movimento, assim como outros espaços de educação permanente como cursos, oficinas e debates oferecidos pelo CRESS-MG, são meios para resgatar e fortalecer a profissão.
A atividade é restrita a um público específico e possui carga horária intensa, o que reforça ainda mais sua profundidade. Trata-se de uma oportunidade ímpar de atualizar saberes, fortalecer vínculos com o projeto ético-político profissional e, sobretudo, reafirmar o compromisso com os direitos humanos, a democracia e a liberdade.
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h