Publicado em 09/05/2025
A comunicação tem papel central quando o assunto é mobilizar a categoria e criar estratégias para contribuir com um Serviço Social mais reconhecido. Foi com esse foco que a Assessoria de Comunicação (Ascom) do CRESS-MG promoveu uma oficina para representantes dos 28 Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) do estado.
A atividade foi uma demanda da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago) – que faz a ponte entre o conselho e os grupos de profissionais -, e teve como pauta central aprimorar o diálogo dos Núcleos com o as e os profissionais de suas áreas de abrangência e aperfeiçoar os fluxos com a Ascom.
Comunicação é estratégia
A proposta da oficina virtual, promovida em 16 de abril, era de apresentar recursos e ferramentas de Comunicação Social e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão coletiva sobre o papel político dessa área no Serviço Social, como comenta a assessora de Comunicação, Dayane Reis.
“A gente sabe que comunicar não é apenas divulgar – é disputar narrativas, garantir acessibilidade, fortalecer vínculos com a categoria e combater retrocessos. Cada NAS representa o CRESS e, por isso, precisa cuidar da sua imagem pública, inclusive nos grupos de WhatsApp”, observa.
Você sabia?
Este tema é considerado tão relevante no CFESS-CRESS – conjunto de entidades que representa o Serviço Social brasileiro -, que existe uma Política Nacional de Comunicação (PNC) para orientar as práticas nesse âmbito e que se encontra diretamente ligada às bandeiras de luta da profissão.
A oficina teve um clima colaborativo e as e os participantes compartilharam desafios, estratégias e construções coletivas que já estão em curso nos NAS. “O interesse em temas como comunicação acessível, mediação de conflitos e planejamento de redes sociais deixou claro que temos uma categoria comprometida e disposta a avançar”, avalia a assessora.
Outras sugestões trazidas pelas participantes foram a de construir um calendário conjunto de ações e a articulação com espaços institucionais de cada região, como universidades e conselhos municipais, e o agendamento de novos encontros para dúvidas e verificar a efetividade das ações, além de estimular a organização e a interação contínua entre os Núcleos.
Entre os encaminhamentos tirados para a Ascom, estão o de sistematizar orientações para gerenciar os grupos de WhatsApp, principal ferramenta utilizada pelos NAS para conversar com a categoria, e, também, a produção de um kit com materiais digitais editáveis para dar mais autonomia aos coletivos. “A Ascom segue à disposição para fortalecer essa rede de comunicação ética, plural e inclusiva”, diz.
Veja onde se encontram os quase 30 NAS ativos no estado: participe ou articule um em sua região!
NAS em ação: a nova minissérie do CRESS
A partir de abril, toda semana o CRESS-MG apresenta seis episódios, em vídeo, sobre como profissionais em todo o estado têm pensado e colocado em prática, formas para que o Serviço Social seja reconhecido e valorizado pelos quatro cantos de Minas.
Entre afetos, trocas, atualização profissional e resistência, os Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) têm se mostrado como importante meio para fortalecer a profissão. Criar, compor e manter um NAS é reafirmar o projeto ético-político do Serviço Social por meio da atuação coletiva e descentralizada.
Nesta série, você vai conhecer experiências inspiradoras, entender o papel dos NAS e saber como se engajar nas ações do CRESS-MG a partir do seu território.
Episódios
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