Seminário Estadual de Serviço Social na Educação acontece em julho, em BH, e está com inscrições abertas!

Publicado em 20/05/2024

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Serviço Social na Educação, que acontece em Belo Horizonte (MG), no dia 5 de julho!

A atividade é gratuita e voltada para assistentes sociais com registro no CRESS-MG, com vagas limitadas para estudantes de Serviço Social.
Formulário de Estudante – https://forms.gle/xJDa5BDrPy5R7q7T9
Formulário Assistente Social – https://forms.gle/2JJkZZ84QxVwy6KU7
Sobre o evento

A política de Educação tem se revelado uma rica área de atuação para assistentes sociais. Por ser um espaço sócio-ocupacional relativamente recente, são muitas as dúvidas e os desafios que se colocam ao trabalho profissional, desde os legais, com normas que garantam a presença da categoria nas escolas, como questões éticas e técnicas do cotidiano nestes espaços.

Pensando em contribuir com este debate e qualificar a categoria sobre o tema, o CRESS-MG promove em julho, na capital mineira, o Seminário Estadual de Serviço Social na Educação.

Além da mesa de abertura trazendo uma análise de conjuntura, que será transmitida ao vivo para toda a categoria, a programação terá rodas de conversas simultâneas para debater a profissão em variados espaços sócio-ocupacionais da política de Educação. Programe-se e participe!
Programação
Local: PUC Minas (Teatro João Paulo II) – R. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico – Belo Horizonte (MG).
08h00 Credenciamento

09h00 Mesa de abertura: CFESS, CRESS-MG, ABEPSS E ENESSO.

09h30 Mesa temática: Análise de conjuntura e os desafios para o Serviço Social na política da Educação.

Convidada: Profª Drª. Vitória Régia Izaú (Uemg).

Convidada: Profª Drª Eliana Bolorino (Unesp).

11h00 Debate

12h00 – 14h00 Almoço

14h00 – 17h00 Rodas de Conversa: “Serviço Social nos múltiplos espaços sócio-ocupacionais da política de Educação”.

Local: PUC Minas – R. Dom José Gaspar 500, Prédio 47- Coração Eucarístico – Belo Horizonte (MG).

1. A atuação da e do assistente social na Educação Básica.

– Livia Maria Alves Tavares: Analista da Educação Básica, assistente social do estado de Minas Gerais.

– Roberta Aparecida Antunes do Nascimento: Analista da Educação Básica, assistente social do estado de Minas Gerais.

2. A atuação da e do Assistente Social na educação especial e EJA.

– Fernanda Gomes: Assistente social na Prefeitura Municipal de Itabira (MG).

– Hérlen Romão: Assistente social da Educação do estado.

3. A atuação da/o Assistente social na educação profissional e tecnológica.

– Paulo Lourenço (IFMG).

17h00 Encerramento.

Currículos das Convidadas
Vitória Régia Izaú
Doutora e Mestre em Educação pela fae/UFMG. Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-raciais (NEPER) e coordena o Programa Egbara Wa de pesquisa e extensão. É integrante do Departamento de Filosofia, Ciências Sociais e Linguagens. Cantora, poetisa, palestrante e autora do livro Conexões Afro-mulheristas, organizadora do livro Epistemologias Pretas em narrativas insurgentes e uma das organizadoras e autoras do livro “Yanandês: uma antologia” coletânea com mais 14 mulheres pretas autoras do Rio, Tocantins e Belo Horizonte. Pesquisadora associada da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e ativista da UNEGRO/MG. Foi a primeira mulher negra a assumir a Presidência da Comissão Central de Heteroidentificação da UEMG, eleita pelo Conselho Universitário (CONUN) contribuindo para implantação das comissões locais nas unidades da UEMG.Foi conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR/BH), coordenando o GT Educação. Atualmente leciona as disciplinas Organização Social e Técnica do Trabalho Capitalista: Profissão Docente e Antropologia, sociedade e Educação no curso de pedagogia da UEMG, Cultura Afro-brasileira na Escola Guignard e realiza seu primeiro pós-doc na Fundação João Pinheiro, onde leciona a disciplina autoral: Fundamentos sócio-históricos da questão racial no Brasil:elementos para formação de gestores antirracistas” do Programa de Mestrado em Administração Pública, como pesquisadora visitante. Filha de Luzia Izaú, é mãe solo da Gabi, Isa e Lucas. Ex-moradora da favela da Rocinha onde viveu por 26 anos, reside em Belo Horizonte.
Eliana Bolorino
Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Mestrado em Serviço Social pela UNESP/Campus de Franca/SP. Mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social na UNESP/Franca/SP. Doutorado em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PUC/SP. Pós-Doutorado em Serviço Social pela UERJ. Livre Docência pela UNESP/Campus de Franca/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq – Nível 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE).
Livia Maria Alves Tavares
Graduada em Serviço Social pela UFVJM. Pós graduada em Gestão em saúde pelo IFNMG, pós graduada em Gestão em Serviço Social e Projetos Sociais- Faveni, pós graduada em Serviço Social na Educação: Demandas e Prática Profissional- Uninter. Analista de Educação Básica – Assistente Social da Secretaria Estadual de Educação no NAE desde 2022, na cidade de Jequitinhonha.
Roberta Aparecida Antunes do Nascimento
Graduada em Serviço Social pelo Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete e licenciada em filosofia pela UFSJ. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, em Atendimento Integral da Família e Atendimento Sistêmico de Indivíduos e Famílias, atua há 15 anos como Assistente Social com experiência nas Políticas de Proteção Básica e Especial, acolhimento institucional de crianças e adolescentes, e proteção e assistência aos condenados (APAC). Atualmente está como Analista de Educação Básica – Assistente Social da Secretaria Estadual de Educação, em exercício no Núcleo de Acolhimento Educacional pela Superintendência Regional de Ensino de SJDR, Educadora Social pelo no Centro Educacional Frei Seráfico e Perito Judicial.
Fernanda Gomes Geraldo
Assistente Social da Educação Básica e Especial do Município de Itabira. Atua, desde 2013, no Centro Municipal de Apoio Educacional, dando suporte às escolas municipais, principalmente, no que se refere à educação especial e inclusiva. Formação acadêmica: Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e pós graduada em Políticas Públicas em etnia, gênero e raça pela Universidade Federal de Viçosa – UFV.
Hérlen Romão
Mestre em Educação e Cultura pela UFMG, Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral – FDC; Especialista em gestão de Projetos e Ações em Comunidades (pela UFMG), Artista (Atriz, Produtora Cultural, Dramaturga, Roteirista e Encenadora) e Serviço Social pelo Centro Universitário Izabela Hendrix. Atuação profissional: Assistente Social da Educação/Estado de MG desde de julho 2022. Nascida, crescida e moradora do Aglomerado da Serra, traz para seu trabalho na educação toda a sua experiência artística e de comunidade, para atuar, principalmente com alunos do ensino médio.
Paulo Lourenço
Graduado em Serviço Social pela PUC Minas, Especialista em Gênero e Raça pela UFOP e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica. Atuou durante os anos de 2015 a  2023 como Diretor de Assuntos Estudantis do IFMG, já coordenou a comissão de Serviço Social e educação do CRESS/MG. Atualmente é assistente social do IFMG campus Santa Luzia e desenvolve o trabalho de  consultoria  sobre a prática profissional do Serviço Social na Educação para municípios e instituições de ensino.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h