Inscrição

Publicado em 14/07/2023

AGORA VOCÊ FAZ TUDO AQUI PELOS SERVIÇOS ON-LINE.

A inscrição no CRESS-MG agora é realizada de forma 100% virtual.

O processo deve ser feito todo on-line, através do sistema de pré-cadastro chamado Serviços On-line.

Hoje, apenas o requerimento do Documento de Identidade Profissional (DIP) deve ser enviado pelos correios ou entregue pessoalmente. Todos os demais procedimentos devem ser feitos pela internet, através dos Serviços On-line, que é uma plataforma intuitiva e simples de usar.

Se for preciso, recorra ao passo a passo a seguir.

1ª ETAPA 

Separe os documentos listados abaixo e acesse o nosso sistema de pré-cadastro (Serviços On-line). 

  1. RG; 
  2. CPF; 
  3. Título de eleitor; 
  4. Diploma ou certidão de colação de grau; 
  5. Requerimento do DIP; 
  6. Declaração de que não possui inscrição principal ativa em qualquer outro CRESS.

O único requerimento exigido é o do DIP, então, a assinatura deve ser de próprio punho. O envio do original é obrigatório.

Evite erros 

Veja aqui como deve ser a assinatura.

Se atente também a estes campos do formulário:

“Filiação” se refere aos nomes da sua mãe e do seu pai na certidão de nascimento com opções de preenchimento para outros formatos de família, como as de casais homoafetivos.

“Naturalidade” é o nome da sua cidade de nascimento. Não coloque aqui “brasileira”.

“Nome social” deve ser preenchido apenas por pessoas transexuais. Não é apelido.

  1. 1 foto 3×4 recente. Evite erros: veja aqui como deve ser a foto.
  2. CPF frente e verso.
  3. RG frente e verso.
  4. Título de Eleitor frente e verso.
  5. Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio (se for o caso).
  6. Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório para o requerente brasileiro do sexo masculino (frente e verso).
  7. Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social ou a Certidão de Colação de Grau de até 24 meses após a data de colação de grau. 

Dúvidas frequentes

– A documentação só será analisada se estiver completa, incluindo os comprovantes de pagamentos necessários que devem ser enviados por e-mail.

– Somente após o deferimento do pedido pela Comissão de Inscrição em reunião de Conselho Pleno será fornecido o número de inscrição da profissional no CRESS-MG;

– Quando o Documento de Identidade Profissional (DIP) estiver pronto, a/o profissional será comunicada/o e a carteira será enviada pelos correios para o endereço de correspondências cadastrado no pré-cadastro – este endereço pode ser alterado a qualquer momento pela/o própria/o profissional;

– A inscrição no Conselho habilita a assistente social ao exercício da profissão e a sujeita ao pagamento de anuidades, independentemente dela exercer ou não a profissão. Caso não atue na área e deseje cancelar o registro, é simples. Os detalhes estão na aba “Cancelamento do Registro” deste site.

Todos os documentos deverão estar escaneados em arquivos no formato PDF com boa qualidade e legíveis.

2ª ETAPA 

Após o preenchimento de todos os dados e de anexar os documentos, será gerado um protocolo que só estará disponível quando a/o profissional fizer o login no site (ou seja, ele não aparece no pré-cadastro). Os boletos de anuidade e taxa de inscrição são gerados no pré-cadastro. Só o DIP é enviado pelos correios por ser confeccionado pelo CFESS.

3ª ETAPA 

Enviados os comprovantes, a documentação completa será analisada em reunião da Comissão de Inscrição e homologada em reunião de Conselho Pleno.

Consulte o site dos Serviços On-line e as resoluções publicadas no site institucional para se informar sobre o andamento da inscrição.

PRAZO

Conforme Art. 3º da Resolução 1.014/2022, o prazo do processo de inscrição é de até 45 dias corridos.

Art. 3º O processo de inscrição será encaminhado a Comissão de Inscrição/Registro, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento da inscrição  submetendo sua decisão a homologação do Conselho Pleno, não podendo o processo de inscrição ultrapassar o prazo de 45 dias corridos, contados a partir da confirmação, pelo setor administrativo, de que todos os requisitos normativos foram cumpridos.

VALORES PARA SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO

  • Taxa de inscrição: R$ 27,02
  • Documento de Identidade Profissional (DIP): R$ 80,87
  • Anuidade Proporcional (Vide valor na tabela abaixo)

Preenchimento da Carteira DIP

Atenção ao preencher o cadastro. Nenhum dado pode ficar em branco e as informações preenchidas devem ser as mesmas do documento de identidade civil. É através destes dados que é confeccionado o Documento de Identidade Profissional DIP (a carteira). Portanto, um dado errado do cadastro, também sairá errado no DIP, acarretando na confecção de uma 2ª via.

Dúvidas? 

Se após abrir os Serviços On-line e ler este passo a passo, você ainda tiver dúvida, mande um e-mail para registro@cress-mg.org.br ou ligue para os telefones: (31) 3527-7680, (31) 3527-7682, (31) 3527-7679 e (31) 3546-6574.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

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