Publicado em 10/10/2019
A situação do Serviço Social no Instituto Nacional do Seguro Social foi pauta de uma reunião promovida pelo CFESS, no dia 2 de outubro, em Brasília (DF), com a presença do CRESS-MG, através da conselheira Angelita Rangel e da assistente social de base, Micheline Sampaio, que compõem o GT Serviço Social na Previdência.
A participação foi fundamental, uma vez que Minas Gerais enfrenta o quadro mais crítico de desmonte que a política vem enfrentando no país. Na ocasião, também estava presente a Comissão de Assistentes Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
Foram abordadas, especialmente, as tentativas de desvio de função e inserção de assistentes sociais na Central de Análises de Benefícios. Após reflexões e um amplo debate, foram definidos alguns encaminhamentos, a saber:
1) Solicitação de reunião com o presidente do INSS objetivando, prioritariamente, verificar como está o Serviço Social na estrutura do INSS e a questão do tempo de avaliação social da pessoa com deficiência para acesso ao BPC (CFESS);
2) Notificação extrajudicial ao presidente do INSS referente ao art. 4º do Decreto 8.653/2016 (CFESS);
3) Agendar reunião com as e os gerentes executivos das APS's, onde as e os colegas estão respondendo ou com risco de responder processo administrativo disciplinar (PAD) para tratar da situação específicas destas e destes profissionais, em especial a inserção compulsória nas Ceabs. Ficou acordado, ainda, que o CRESS-MG irá solicitar as reuniões e comunicar ao CFESS e à Fenasps para que possam enviar representantes;
4) Fazer incidência sobre a PFDC sobre a alteração da ordem da avaliação social no processo de requerimento de BPC;
5) Realização de uma campanha política-pedagógica nacional de defesa do Serviço social enquanto um direito da trabalhadora e trabalhador;
Em síntese, a conselheira Angelita acredita que a reunião foi “muito proveitosa e agora nos cabe o papel de planejar a execução das ações propostas e monitorar os encaminhamentos para que não nos percamos no caminho”.
Pesquisa sobre assistentes sociais do INSS
A Portaria nº 21 de 25 de fevereiro de 2019 instituiu um Grupo de Trabalho no CRESS-MG, chamado de “GT Previdência Social” cujo objetivo é assessorar o Conselho na interface entre o Serviço Social e a Previdência. Este GT é composto por assistentes sociais/analistas do Seguro Social de Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ouro Preto e Teófilo Otoni.
Com apoio do CRESS-MG, pretende-se realizar um estudo acerca do exercício profissional da categoria em Minas Gerais com o objetivo de conhecer as dificuldades, enfrentamentos e conquistas das e dos profissionais. Após a análise dos dados, pretende-se levantar estratégias coletivas de intervenção com o intuito de ampliar a garantia de direitos junto às pessoas usuárias da Previdência Social. Por isso, sua participação é muito importante.
Neste primeiro momento, está sendo divulgado o questionário a seguir. É simples e não é preciso se identificar.
Clique aqui para responder e compartilhe com outras e outros colegas do INSS!
Saiba mais
Precarização do INSS é pauta de ações com participação do CRESS-MG
Mobilizar e agir: veja como foi o Encontro Estadual do Serviço Social do INSS
SEDE: (31) 3527-7676 | [email protected]
Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | [email protected]
Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | [email protected]
Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h
SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | [email protected]
Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128
Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h