Vem aí 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres
Publicado em 06/06/2013
Entre os dias 25 e 31 de agosto, o Brasil sediará pela primeira vez um Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), reunindo representantes vindas dos cinco continentes do mundo, ativamente envolvidas na luta pela erradicação da pobreza e da violência contra as mulheres.
Nesta 9ª edição, são esperadas 1.600 mulheres e muitas delegações para realizar uma grande mobilização do dia 31 de agosto. O evento será no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.
Em marcha até que todas sejamos livres!
Este Encontro será um momento especial para expressar a contribuição brasileira ao feminismo da MMM, demonstrá-lo na prática e avançar em sua construção teórica. Ao mesmo tempo, é um momento para aprofundar a visão comum sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, nessa conjuntura repleta de ofensivas conservadoras do capitalismo patriarcal, racista e lesbofóbico contra nossos corpos, nossas vidas e nossos territórios.
"Juntas, vamos fortalecer nossa auto-organização e as estratégias de construção de um feminismo enraizado em processos locais que se conectam internacionalmente, em aliança com movimentos sociais anti-capitalistas e com uma forte solidariedade internacional que se expressa no nosso lema 'seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”
O 9º Encontro Internacional será combinado com uma grande programação de intercâmbio e formação político e cultural, em que além dos debates teóricos, recorrer-se-á a outros instrumentos como uma exposição sobre o histórico da Marcha e do feminismo. O evento está pensado como um espaço dirigido à participação de um grande número de militantes da Marcha do Brasil e da América Latina e mulheres dos movimentos parceiros.
Programação
O Encontro se inicia com uma abertura entre as delegadas internacionais (dia 25), segue com dois dias comuns de formação política e debate entre teóricas e pesquisadoras feministas e ativistas da MMM, relacionando teoria e prática feminista como partes de um mesmo processo (dias 26 e 27). Nos dias 28 a 30, enquanto as delegadas internacionais se concentram em debates sobre a vida democrática da MMM, as demais participam de atividades simultâneas como debates de formação e oficinas.
No dia 31, todas se reúnem em uma Assembléia para compartilhar análises e decisões, o Encontro se encerra com uma grande mobilização.
Durante todo o período haverá uma Mostra de Economia Solidária e Feminista que permite o intercâmbio de idéias e produtos e a visibilidade das mulheres como atoras econômicas.
As interessadas em participar devem procurar os comitês estaduais da MMM. No caso de estados onde não há comitê organizado, fale com a SOF (
sof@sof.org.br), secretaria da MMM no Brasil.