
O primeiro minicurso de 2013 realizado pela Seccional Montes Claros, "Serviço Social e trabalho interdisciplinar", aconteceu no dia 23 de março, e foi ministrado por Fátima Grave Ortiz, doutora em Serviço Social e professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade da UFRJ.
A atividade reuniu assistentes sociais dos municípios de Chapada Gaúcha, Espinosa, Janaúba, Manga, Turmalina, Verdelândia e até mesmo de Brasília (DF), para conhecer a trajetória do Serviço Social no âmbito do trabalho interdisciplinar e saber mais sobre os desafios e tensões desse campo.
Na ocasião, a Fátima analisou as diferenças entre as várias concepções de organização de equipes, identificou as particularidades do trabalho profissional e o lugar do assistente social no trabalho interdisciplinar, além de ter proposto um debate sobre os aspectos éticos que envolvem o exercício profissional.
Para a profissional Keuchirlane Soares, as reflexões trazidas pela especialista foram muito enriquecedoras. "Certamente nos fortalecemos para enfrentar os desafios ligados às relações interdisciplinares no nosso cotidiano profissional. Espero que tenhamos muitos outros encontros como este", comentou.
Já a assistente social, Simone Botelho, elogiou a dinâmica e a estrutura do minicurso. "A Seccional Montes Claros está de parabéns com relação ao minicurso realizado no fim de semana. Além disso, a qualidade do material e a competência da professora convidada foram excepcionais. Que venham outros!", disse.
Seccionais promovem, mais profissionais participam
Atualmente, as três Seccionais do CRESS-MG estão promovendo minicursos em suas áreas de abrangência, o que traduz o esforço da Gestão Compromisso e Luta (2011-2014) em levar para o interior do estado, debates propostos pelo Conjunto CFESS-CRESS.
De acordo com Carla Pereira, coordenadora da Comissão de Trabalho e Formação Profissional da Seccional Montes Claros e membro da diretoria, a realização desse minicurso foi uma oportunidade ímpar para os profissionais do Norte de Minas. "Não é sempre que temos a chance de assistir uma aula com uma especialista como Fátima, abordando com propriedade a questão da centralidade da categoria trabalho na constituição do ser social, além dos fundamentos da divisão social do trabalho eparticularidades na ordem burguesa", ressalta.
No dia 10 de agosto, acontece o próximo minicurso promovido pela Seccional Montes Claros. O tema, "Gestão Social e Serviço Social", será ministrado por Rodrigo de Souza Filho, doutor em Serviço Social pela UFRJ e professor adjunto da UFJF.