Assista a filmes sobre Consciência Negra
Publicado em 20/11/2012

Na Semana da Consciência Negra, o site Porta Curtas apresenta uma seleção de filmes que traz um pouco da história, da força e diversidade da cultura afro-brasileira. Todos os filmes da página são nacionais e podem ser assistidos gratuitamente, sem necessidade de cadastro.
Consciência Negra em cena
"Cores e Botas" é um curta-metragem que se passa na década de 1980, e conta a história de uma menina que sonhava em ser paquita. Porém, no reino da rainha dos baixinhos, nenhuma paquita era negra. Uma fábula sobre infância e aceitação, mostrando que a vida vale muito mais a pena quando vivemos sem preconceitos.
"Coruja" mostra a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, anônimos garimpados por ele "onde a coruja dorme", nos morros cariocas e na baixada fluminense. Daí surgem sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas mas bem-humoradas de gente simples que mora na favela e conta seu dia-a-dia nas músicas.
"Maré Capoeira" é um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Um filme de amor e guerra.
"Aruanda". Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, ás vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d´Água da Serra do Talhado, em Santana do Sabugi (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex escravo e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de mingúem.
"Adão ou Somos Todos Filhos da Terra". Morador da favela de Cantagalo no Rio de janeiro, Adão Xalebaradã é compositor de mais de 500 músicas e nunca foi gravado no Brasil.