"Toda pessoa é sempre as marcas de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense que está." (Gonzaguinha)

 

Caras/os Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social,


O CRESS-MG já iniciou os preparativos para a realização do 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de maio de 2016, em Belo Horizonte. Este evento congrega todas/os assistentes sociais do Brasil, bacharéis em Serviço Social (quando não há registro no Conjunto CFESS/CRESS), estudantes de graduação em Serviço Social e movimentos sociais, e com o tema 80 anos de Serviço Social - tendências e desafios iremos comemorar os 80 anos de existência do Serviço Social no Brasil.

É sempre oportuno reforçar o que nos diz Iamamoto sobre o momento que vivemos, cheio de desafios, por isto nunca devemos perder a coragem e a esperança para enfrentar o tempo presente. A nossa luta é constante e deve alimentar nossos sonhos e nos impulsionar para a busca dos nossos ideais. Devemos, portanto, manter os olhos sempre abertos para o mundo contemporâneo a fim de decifrá-lo, e assim, participarmos da sua recriação.

Neste sentido a comissão organizadora, composta por conselheiros, servidores e profissionais de base está trabalhando arduamente para construir um evento que marcará mais uma importante página da história do Serviço Social, no estado de Minas Gerais.

Este 4º Simpósio será um importante espaço de aprofundamento de reflexões sobre os desafios que o Serviço Social enfrentou, ao longo das 8 décadas de existência, considerando as transformações societárias e os rebatimentos desta realidade no cotidiano das/os assistentes sociais brasileiras/os. Além desta oportunidade de adensamento teórico-metodológico, este evento, enquanto espaço político, reafirma a direção, a legitimação e a consolidação do seu projeto ético-político, na defesa dos direitos sociais e de uma sociedade livre da exploração e democraticamente emancipada.

Neste evento, destaca-se, ainda, a relevância da produção, da socialização e da difusão do conhecimento nas áreas do Serviço Social e das Ciências Sociais Aplicadas. É crescente o número de produções científicas resultantes de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências profissionais, que retratam a diversidade e a fecunda contribuição do Serviço Social frente aos desafios das diferentes realidades e respostas profissionais, por meio da sistematização do conhecimento. Assim, neste Simpósio, serão promovidos espaços para debates de trabalhos, produzidos pelas/os assistentes sociais e estudantes, nas formas de comunicação oral e apresentação de pôster. Estas produções são valiosas contribuições da categoria, pois são frutos do acúmulo teórico-metodológico adquirido na academia e fortalecido por meio da prática profissional. Nesse sentido os novos elementos que surgirão nestes espaços contribuirão, sem sombra de dúvida, para apreensão da realidade social e suas refrações, articulando nesta perspectiva as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão.

Contamos com o entusiasmo, a divulgação e a adesão desta categoria aguerrida para juntas/os realizarmos mais este evento. Acompanhem, no hotsite, as novidades sobre o 4º Simpósio.

Gestão Seguindo na Luta: Em Defesa da Categoria e do nosso Projeto Ético-Político (2014/2017)

ORGANIZAÇÃO:

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG)
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)
Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO-Regional)